Formulação de agenda, políticas públicas e economia solidária no Brasil

  • Pompilio Locks Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Em 2003, foi criada a Secretaria Nacional de Economia Solidária, comprometida em divulgar e apoiar o crescimento de grupos de economia solidária no país. Nesse trabalho investigamos a ascensão desse tema na política nacional, tendo em vista três aspectos visualizados como determinantes: (i) o contexto socioeconômico e político anterior à criação da secretaria; (ii) a movimentação das organizações da sociedade civil em prol do discurso da economia solidária; (iii) a movimentação de intelectuais para a divulgação acadêmica do tema. Para tanto, utilizaremos as reflexões de Kingdon sobre o processo de formulação de agenda, adaptado para o caso da economia solidária no Brasil.

Palavras-chave: economia solidária, políticas públicas, formulação de agenda.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Pompilio Locks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Ciência Política pela mesma instituição. Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente, integra os seguintes grupos de pesquisa: Processos Participativos na Gestão Pública (UFRGS) e Economia Solidária e Cooperativa (PPG de Ciências Sociais Unisinos).
Publicado
06-01-2014
Cómo citar
Locks, P. (2014). Formulação de agenda, políticas públicas e economia solidária no Brasil. Otra Economía, 8(14), 45-59. Recuperado a partir de https://www.revistaotraeconomia.org/index.php/otraeconomia/article/view/otra.2014.814.05
Sección
Economía Social y Solidaria: experiencias y sujetos