Plano de negócio participativo em assentamentos rurais sustentáveis: uma estratégia de desenvolvimento socioambiental

  • Francimara Souza da Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Andreson Oliveira Cardoso

Resumen

Este artigo apresenta um plano de negócio participativo realizado para melhoria da comercialização da castanha-do-brasil por extrativistas do Projeto de Assentamento Agroextrativista Botos, localizado no município de Humaitá, sul do Estado do Amazonas (Brasil). O objetivo do plano é identificar estratégias para a ampliação da renda das famílias a partir da exploração sustentável da castanha, aliadas à adoção de medidas favoráveis à conservação dos recursos naturais. O trabalho apresenta uma metodologia de planejamento participativo como ferramenta viável para utilização em programas ou projetos públicos que visem à melhoria e/ou implantação de negócios socioambientais comunitários em áreas de assentamentos rurais na Amazônia, implantados com a perspectiva de desenvolvimento comunitário.

Palavras-chave: plano de negócio participativo, extrativismo, castanha-do-brasil.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Francimara Souza da Costa, Universidade Federal do Amazonas
Doutora em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Universidade Federal do Pará). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas; Mestrado em Aquicultura em Águas Continentais pela Universidade Estadual Paulista. Especialização em Políticas governamentais, desenvolvimento sustentável e comunidades tradicionais na Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de agroecologia, agricultura familiar e desenvolvimento socioambiental.
Publicado
04-09-2015
Cómo citar
Costa, F., & Cardoso, A. (2015). Plano de negócio participativo em assentamentos rurais sustentáveis: uma estratégia de desenvolvimento socioambiental. Otra Economía, 9(17), 232-248. Recuperado a partir de https://www.revistaotraeconomia.org/index.php/otraeconomia/article/view/otra.2015.917.11
Sección
Economía Social y Solidaria: experiencias y sujetos